UN-reviews

REVELAÇÕES ABISSAIS ZINE – “Os Pesadelos da Terceira Revelação” (#03/A4/Off-Set/48 pags.)

Sempre acreditei que poucos zines conseguem marcar uma trajetória digna e que sirva de inspiração não só para mim, como para alguns outros indivíduos que vagam por ai espalhando a praga em páginas negativas de tons cinzentos com qualidade superior (off-set), ou o morto preto & branco de doenças produzido pelas cópias sujas de toner (xerox). Deixando de lado todo o discurso inicial, relato aqui que esperei pouco mais de dois longos anos para ter em mãos a terceira psicografia infernal da Revelações Abissais Zine. E lhes confesso que essa espera não foi em vão, pois o que tenho em mãos é uma verdadeira obra de devoção ao abismo e suas malignas armas de tortura... Esse assombroso número de negatividade trouxe entrevistas bem elaboradas (o que sempre foi um ponto forte neste impresso) das quais, Malphas e K. Goat costumam chamar de inusitadas. Ou seja, bandas que ninguém ousa a entrevistar e que se mantêm fora do clichê “cinematográfico” do senso comum. As mesmas foram: Embalmed Souls, Hate Orgasm, Denial Of God, Trono, Poisonous, Throneum (Faltou conexão da parte do entrevistado. Pois acredito quando se é reto demais, deixa a desejar. E certamente, qualquer garoto de 12 anos que esta começando a ouvir som, fala tudo aquilo que ele respondeu na entrevista), Prayer of the Dying, Alan Corpse (desenhista), e Dethroned Christ. A seção Blasphemous Attack, traz os severos e bem questionados review´s de cd´s, ep´s, lp´s, assim como a Demo Reviews, que faz apenas comentários de demos seja em k7 ou cd-r, mas, não espere o velho espírito de “caridade” que muitos redatores de zines fazem por ai... complementando a paginação de review´s, a seção Escrituras da Cova, que trata-se, de comentários referentes a outras publicações de zines mundo a fora. Na parte de matérias encontra-se a continuação da leitura sobre a personalidade histórica de H.P. Lovecraft e os Mitos de Cthulhu, iniciada na edição passada e que em minha opinião, foi uma das mais significativas que já pude ler, pois mostra bastante estudo da parte de K.G. e sua pesquisa vai de encontro ao atordoante mundo abstrato do subconsciente. In Memorian desta vez trouxe uma interada matéria sobre Lucio Fulci; um mestre na arte do horror, ou por que não, um grotesco ser que ultrapassou as barreiras moralistas do cinema com arte obscura? Acho que esta seção foi extremamente representada pelo terror visual... E para finalizar, inúmeras propagandas espalhadas pelas páginas cinzentas além de mensagens libidinosas e outras de cunho hediondo. Layout tenebroso com um grande grau de “profissionalismo” que exala qualidade desde o conteúdo escrito, as imagens perturbadoras, até a confecção final do material. Portanto, comprem! Ou vai preferir ficar falando as mesmas baboseiras com seus amiguinhos frustrados???

(Lobo)






UIVO MISANTROPO – “The Misfortune Journal” (#02/A4/Xerox/P & B/24 pags.)Fiz um comentário referente a “O Nascimento do Ódio” no número anterior da SUZ, e já esperava algo negativo da mente doentia do maníaco Wlad no número 2, do Uivo Misantropo... ao adquirir “The Misfortune Journal”, li atentamente todas as maravilhas do ódio e suas grotescas imagens retratadas em formas de loucura sádica, perversão diabólica, apologia anti-cristã, e total intolerância em abusivos textos de origem mortuária... Sim, isto é propaganda satânica em formato xerox de opressão profunda. E essa notável arte do desafeto, trás entrevistas com: Amnion, Devathorn, Begrime Exemious, Leper Christ, e Vinterthrone envoltos de uma montagem funesta e degradante, com perguntas ácidas onde os entrevistados também não deixam a desejar, expondo suas posições a respeito dos questionamentos (Obs: todas escritas em inglês, com exceção apenas para Vinterthrone que é totalmente feita em português). E o conteúdo extremamente ofensivo continua com as Necro Arts manipuladas pelo infrator – Wlad – e seus crimes/textos hediondos de cunho arrogante em possessivos louvores a infinita escuridão! Aqui também há uma necro homenagem as obscuras artes do artista Zdzislaw Beksinski, que me trouxe uma visão pútrida do abstrato com as imagens postadas neste doloso jornal. Além disso, alguns poucos review´s designados a bandas honrosas que fazem a diferença neste ninho de bizarrações que é o subterrâneo. Deixar claro que este pergaminho das trevas é direcionado para as doenças que vagam pela noite a procura de células para serem infectadas, é meu dever. Pois, as aberrações deste infortúnio manuscrito, são adeptas da absoluta intenção, em lhe desagradar! (Lobo)



Embalmed Souls - The Kingdom of Fake Promises (Brasil)


20 anos depois de sua criação, o quarteto Brasiliense continua intacto em suas raízes do verdadeiro e autêntico Death Metal. Embalmed Souls é sem dúvida alguma uma das bandas mais sólidas e respeitadas do Brasil (por quem realmente entende o que é manter a aura underground).Música obscura e mórbida feita com energia e feeling de quem presenciou a criação e desenvolvimento deste estilo (o metal da morte). Em The Kingdom of Fake Promisses o culto ao bizarro é exaltado novamente para a amargura do cristianimso e seus escravos celestiais, e seria muito clichê falar que este trabalho contém 6 hinos, mas neste caso sim, são hinos, a degradação e a necrovisão em torno do universo distorcido das falsas religiões brancas (da luz). O clima obscuro reina por aqui, e eu não deixaria nunca de exaltar também a parte gráfica que deu forma visual a este artefato anti cristão. Falar da música contida em TKFP seria  desnecessário,  pois quem conhece o Embalmed Souls sabe o que esperar: Guitarras massivas e bem timbradas, baixo marcante, solos autênticos e o trabalho percussivo ritualizado por Paulo, que com maestria e know how conduz os ouvintes através de fantástica troca de ritmos, entre batidas rápidas e o peso dos pedais duplos, além dos vocais gulturais característicos do estilo.  DeathMetal mórbido como no início de tudo, quando reinou o peso e a criatividade desta veia  tão venerada. Eu tive a honra de vê-los ao vivo no ano de 92 e quando me deparei com músicas como: Another side of reality, Bloody clamour, Expecting for the sign, TKFP, Ligth of arrogance (uma das minhas favoritas) e Blasphemic andd Bizarre visions todo aquele velho sentimento tomou conta da minha alma. Difícil mesmo é escrever um review quando se é fanático por uma banda e eu tenho apenas a agradecer ao Embalmed Souls por fazer de sua existência algo tão poderoso e verdadeiro. Para finalizar, uma informação muito importante a respeito deste trabalho: devido a problemas de saúde do grande Nildo, os vocais neste trabalho foram gravados por André e Paulo e a grande atuação dos dois manteve o padrão glorioso que o Embalmed Souls preserva por 20 anos de existência.

por w        



Grotesque Communion – "Spawn of the Undivine" DT 2010 (Goat Music Records Brasil)


Sair com um taco de baseball enfiando a porrada em vários energúmenos que existem no meio do caminho, chutar a cara de vermes inúteis, quebrar tudo ao seu redor com requintes de crueldade...Essa é a vontade que senti ao me deparar com a música contida no debut tape da banda paranaense Grotesque Communion, que foi formada no ano de 2006 segundo o que consta. Em relação à música que esses obstinados fazem, você pode esperar um som "necro", pútrido e ainda sim muito técnico e se você quer uma referência, eu citaria o Beherit em sua fase áurea,mas eu não gostaria de limitar este review  dizendo que o Grotesque Communion é uma banda “copy cat” dos consagrados finlandeses, porque realmente não o são. A banda apresenta neste tape, (que foi lançado pela gravadora Goat Music records) uma pegada bem característica dentro é claro deste patamar de extremismo bestial. Riffs avassaladores se fundem com a bateria precisa e vocais aterradores, e você pode começar a rezar para lúcifer quando se deparar com Spawn of the Undivine, intro que dá nome a este tape de comunhão grotesca, depois disso se corte e derrame sangue a ELE com a trilha sonora de Kali-Yuga com as faixas: Blasphemous Vomit, Black Semen Shed, Worship Evil, Chaos (humanicide Solution) e Grotesque Communion. Se você é um maldito fetichista que pensa que só porque eu citei o Beherit como influência desses caras e que por ventura vai associar o Grotesque Communion a moda “Goat warlike Blasphemy wanna be” então foda-se, porque esse não é o foco aqui. 
Essa banda me chamou muita atenção desde sua concepção artística, gravação excepcional, layout insano (criação do maníaco Valak – Grave Desecrator) e definitivamente sua aura de ódio e moléstia. Malphas (conhecido também por ter atuado na banda Pactum), Karmaggedom Goat e Azrael (esse último também oriundo da banda Pactum e Warhammer Command) são os três criminais responsáveis por este ato contra a maldita herança da religião dos desertos. Derrame o sêmen o profano na cruz do falso nazareno e entre em contato com a gravadora Goat Music para comprar este tape, não seja mais um cú de burro oportunista e apoie a música extrema e satânica dos confins da podridão, antes que só reste merdas mainstream marionetes do cristo falido no chamado underground.

Por w 




VULTURINE – “A Mais Escura Noite” CD 2011 (Nomos Dei Productions) Brasil
(Hammer of Damnation/ Nyarlathotep records - versão nacional)
Este segundo álbum do Vulturine veio para solidificar minha admiração por essa grandiosa banda. Nesse novo opus percebo mais agressividade e menos clima, as guitarras são bastante elaboradas com variações diversas de música para música, a bateria continua com ótimas acentuações de pratos e precisão minuciosa em sua execução assim como o baixo e os vocais perturbadores que em muitos momentos lembram as vosciferações de Attila Csihar no bizarro “De Mysteriis Dom Sathanas” do Mayhem. Trilhando um caminho menos percorrido na cena brasileira se tratando de sonoridade metal, esses três espectros vêm conquistando devoção no verdadeiro necrounderground por suas composições tomadas de sinceridade, competência e filosofia anti-humana e não consigo lembrar de nada semelhante ao mesmo. A preocupação com o “bem-feito” é nítida, pois vai das composições à arte repleta de mensagens de ódio e inúmeras negatividades num formato livreto. “A Mais Escura Noite”, é composta de sete malignas canções entre elas “Goatskull Ritual”, “A Tomb For all That Is Human” e “Bones...Hate and Anguish” que fazem a diferença nesse artefato porém uma coisa é certa, o disco em um todo é estupendo. Acredito que esse mais recente trabalho do Vulturine irá agradar a todos inimigos do desleixo e adeptos da Arte Negra. No Hope!

(por Karmaggedom Goat)




NATIMORTO/NUDIMMUD – “O Ventre do Infortúnio....Anointed in Angel Blood” Split CD 2012 (Hammer of Damnation, Goat music records, Nyarlathotep records) Brasil

Se este é o ano que antecederá o fim dos tempos eu não sei, mas estou convencido que a apoteose sonora já está composta. A experiência ao ouvir este material começa com Natimorto, projeto de um já conhecido ativista em nosso necrounderground, Daemon Est Deus Inversus (Vulturine), que criou todas as canções e contou com a colaboração de Malphas e Azrael (Grotesque Communion) nas gravações. São ao todo cinco odes sendo apenas duas realmente cantadas. “Violando a Esperança” é uma das músicas em questão e nos remete a uma sonoridade mais lenta, fria, com riffs marcantes que atordoam a mente mesmo depois de muito tempo escutadas, transmitindo sentimentos extremamente mórbidos, pois a letra em si contribui com eficiência para a mensagem e má intenção de seu narrador, se trata de “puro” pessimismo ante a merda da existência, sendo a linguagem eloqüente o ponto mais alto. A próxima ode se chama “Infortúnio e Vazio Distante” e não menos diferente da praga anterior, ela se depara com a veneração à morte, explorando um lado obscuro, aterrador e fétido, uma peregrinação à cova. O instrumental segue a mesma pegada dando mais ênfase ao baixo e sendo cantado pelo angustiante vocal de Daemon que caiu muito bem, pois como já dito em outras resenhas, não é tão fácil de criar e executar a língua portuguesa com maestria, mas se tratando do Natimorto, o potencial é indiscutível. A outra horda que divide este play se chama Nudimmud, uma (One Man Band) dirigida por Chaos (Vulturine, Hellishthrone). Ao iniciar a desgraceira, é clara a forte influência que o Profanatica exerce no som desta banda, o que me fez torcer o nariz na verdade, mas à medida que as músicas foram se estendendo comecei a notar um toque peculiar que enaltece o mesmo e o torna extremamente fudido e envolvente, da segunda faixa em diante a tal influência que citei passa despercebida, tornando uma vaga lembrança apenas, e isso é notório nos riffs matadores que compõem as maldições “Darkness Falls, Heavens Burns” e a última pérola que fecha este nobre artefato “Nudimmud”. A gravação é de grande qualidade o que ao lado das composições deixa a banda com um ar promissor a meu ver. A arte gráfica é outra sensação à parte, pois seu executor absorveu de forma perspicaz toda atmosfera desta obra e interpretou a mesma com muito talento e morbidez. Enfim, duas grandes bandas com uma qualidade atípica, e que me impressionaram muito, pois se tratam de sonoridades distintas, mas altamente instigadoras que inevitavelmente surtiram para acrescentar algo significativo na limitada parcela do Black metal de qualidade em nosso país.

por Karmaggedom Goat

FUNERAL WINDS – “Nexion Xul “The Cursed Bloodline” CD 2007 (Sadolust) Holanda

“Nexion Xul...” foi lançado há alguns anos já, mas me senti obrigado pelas forças do CAOS PRIMAL a divulgar esse estupendo play que tanto impurificou meu lar com suas ondas sonoras. Primeiro que estamos falando de uma banda cult da cena Black Metal, que nos presenteou com vários materiais no decorrer desses anos até chegar nesse maldito artefato. A música aqui é muito maligna, elas convencem logo com os primeiros acordes que são furiosos e cheios de ódio, as guitarras e baixo são usados com muita dedicação, é notório o compromisso por parte dos músicos, nada é usado a esmo, a essência é clara, ou melhor, “escura”, assim como a bateria que muito me empolgou com suas interessantes explorações de chimbal e pratos, seu executor não polpa esforços ao chicotear os mesmos com suas baquetas sendo o contra tempo e uma condução estalada a ponto de agredir os tímpanos, algo bastante marcante como vocês podem conferir em “Fasten Upon Mankind The Eye of Death”. Os vocais de Hellchrist Xul continuam do caralho, disseminando abominações e heresias como tanto adoramos. Esse disco não é conceitual, mas ele faz uma profunda viagem ao abismo, a níveis de existência tão desordenados quanto o nosso, passando pela negra e remota era sumeriana, egípicia e desacorrentando qualquer conceito linear ou harmonioso. O disco é simplesmente a manifestação do caos em forma de música, sem adoração ao sol ou florestas, é apenas vazio e escuridão sem estrelas. Com certeza esse três hereges da família “Xul” estão fazendo corretamente a lição de casa e ficamos aqui à beira do precipício, esperando o quê pode acontecer, já que fazem cinco anos que eles não lançam nada.

(por Karmaggedom Goat)




Psalm666  - “Symbol ov Faith”

Acredito que a banda Psalm666, oriunda da Russia, seja uma das mais negras putrefações já surgidas naquele lugar. Apesar de não ser na verdade um lançamento tão recente sinto-me obrigado a relatar a magnificência desta obra, que sem dúvidas não foi concebida para a diversão e o hobby de gayzinhos adoradores de falos, de cores e outras porcarias pseudo Black Metal. O Black Metal praticado aqui faz parte de uma tradição de bandas que são temidas e que não tem a menor intenção de se expor em qualquer parque de diversões. Black Metal frio, negro, estilizado por uma temática de extrema devoção ao senhor do abismo. Não posso deixar de falar sobre a arte gráfica e o formato desta obra, um digipack estilizado que me remete aos tempos áureos da gravadora COLD meat industry, ou seja, qualidade com um grandioso toque de sofisticação. A.M.S.G, Vox Satani, são exemplos de músicas pútridas estilizadas no B.M praticado nos anos 90. E como se não bastasse há um cover para “Ancient Queen” do Emperor. Não há muito mais o que falar, exceto que procure este disco ORIGINAL
pois vale cada centavo!
(por w)



Grave Desecrator – Insult

Esse é o segundo INSULTO da banda Grave Desecrator, e o que falar sobre isso???? Arghjhhhhhh,...Este disco (que sucede o grandioso SIGN of DOOM) continua a trilhar os mesmos caminhos necro e mundanos iniciados em 98 pelo maníaco Vallakk e seus comparsas, e se você quer um metal feito para meninas de 14 anos de idade fique longe disto, porque o que você vai se deparar é com um puro e insano BlackDeath metal calcado na velha e odiosa guarda. Acho que essas poucas linhas já definiriam com sucesso ao que o Grave Desecrator veio, inundar tua podre alma com um massacre audial em chutes nos culhões como: Black Vengeance, Hellbound breed, Isult e a insana Jesus Joint “Jesus joint  Angel’s jay,  Praying to say, Hear and obey”você já pode ter um grandioso orgasmo de ódio por aí. A capa é insana e pode detalhar bem o conteúdo explícito, anti-cristão deste disco. E se você acha que esse review não passou de uma “pagação de pau” foda-se, porque essa é uma das bandas mais insanas que o Brasil já teve e que mantém viva a tradição de cultos oriundos dos idos de 89. Também posso dizer que o Grave Desecrator vem tendo uma posição de destaque no cenário mundial e se prepara para a segunda visita ao velho continente. É isso, deixe de ser vagabundo e compre este disco original e apoie algo verdadeiro feito com estima pela escuridão.

(por w)






Pestilentia – Rotten

Pestilentia é mais uma praga Russa que tem agora seu primeiro álbum lançado pela gravadora subterrânea “Thout Shalt Kill”, e lhes asseguro que nos tempos modernos de downloads e tudo mais, esse disco surpreende já de cara pelo seu formato, um Box negro ao invés da tradicional caixa de acrílico, e nessa versão veio junto um adesivo também bem estilizado. Mas foda-se, o Pestilentia toca Black Metal pútrido e espiritual, seguindo a linha do Psalm666 (o baterista toca em ambas as bandas) e das bandas oriundas da Suécia dos anos 90, aqui você vai encontrar 4 longas faixas (Rotting flesh of god, Pestilential blessings, For Im death e Purification comes before enlightenment) de satanismo ortodoxo inserido no contexto da demência. Ao invés de encarte você tem um pôster A3 que tem gravuras que representam as 4 músicas e isso já diferencia-os também, muito original o contexto, enfim, qualquer merda que eu possa falar agora seria desnecessária, tente ouvir esse pedaço de arte Black metal se for capaz.  
(por w)


Florestas negras - Necro Paganismo Austral Tape. 
Goat Music Rec
After a hiatus of 8 years Florestas negras (which by the way means Dark Forests) returns with a new album released by the Brazilian factory of disgrace called Goat Music Rec. What is presented here is the return of the glorious 90’s Black Metal, forged in the true spirit of the second generation, having keyboards, fast Drums, omnipotent guitars and vocals and thunderous bass storms. To name a influence, maybe Emperor in their majestic opus “In the Nightside eclipse”, but beside that, Florestas Negras keep with their personal style of well constructed riffs and structures, tormented vocals sung in Portuguese language and a unique atmosphere for the Brazilian B.M. Not confuse F.N with those pagan tree worshipers of the light, by the contrary; it represents the heathen spirit of evil and savagery, invoking only the darkest deities of the ancient times. Songs as “Ode ao deus trovão”, O Chamado das falas Mortas and Batalhas pelo trono austral will make you return in the times where the design “pagan” where feared and black as it should be. (por w)

Enshadowed/ Vulturine - The epitome of neverending evil Split 7 ep
Necromancer Records
This split marks the Hellenic/Brazilian alliance of these two icons of misanthropy and hate.Ensadowed is a Hellenic band and have so far released some really great stuff as the classic disc “Menssegers of the darkest dawn”, which for me is the ultimate Greek album of our days, Windfalls of Master Fear is presented in their side of this ep, containing their personal ways of extremely well arranged music, the new vocalist Serpent have an incredible performance here as well the riffs of Necrotormentor that really kills. Vulturine presents the track “Satanic March to the new world’s end ”, and for all those who knows about this band its easy to imagine what it has to offer, pure B.M without fantasies and cheap “colored concepts”, I don’t think this split is still available, anyway, a must for souls faded in black.
(por w)


Empty – The House of Funeral Hymns
De tenebrarum Principio
This is the third manifestation of the Spanish negative souls called Empty. This album is a perfect example of great Black Metal made with horrified feelings of despair and negativity, Empty is a band very much into live festivals over the Europe and I really wander how those tracks sounds live because this is pure negative music. Dizzt the man behind the bass and vocals really impress by his skills and vocal feelings, well, sometimes there are not too many words to describe some artifacts, and this is a good example. The intro called “Funeral prelude” prepares the listener to the great darkness to come and you will tear blood when the first riffs of “The sense of no being” resound in the dark room, following it “How I’m far from all”, “The house of funeral hymns” ( the greatest track of this album), “Regret from nothing itself”,” In the somber solitude” and to end this masterpiece “The gates of eden are too narrow” , I just give Empty my hails for bring this pesten to the world.
(por w)


Blood Red Fog split Funerary Bell
Obscure abhorrence productions
Two finish bands in this split, Depressive cold Black Metal in it best shapes. Blood Red Fog was featured in the first issue of Uivo Misantropo and I really appreciate their way of compose the hymns, catchy riffs in a old mood, exalting solitude and bringing to the listener the fear of the medieval darkened landscapes, in this case, Hang above the soil and leave only ashes speak for itself, distant Black Metal very much in the finish style. Some more adjectives can be added here, but is all waste of time as you must listen it by yourself. I don’t know much about Funerary Bell except they did release a Mcd entitled “The second manifestation” through Undercover Records, Funerary Bell for sure will be appreciated by those who put their souls in the cold, melancholic, hatred B.M art. (por w)


Secta Nova – 4 Way Split
Angstriden /Enshadowed/ Devathorn/ Burial Hordes
 Secta Nova is the gathering of Hellenic anti religious hordes and this is their first effort together to summon the might darkness and to spread their violent attack unto humanity's womb 4 hordes with 2 tracks each. Angstriden where the only band I didn't knew before and that was a surprise when I heard their tracks, pure darkened feelings involved in B.M music with touches of extreme Death Metal , sickening misanthrope lyrics, a fucking start for this CD(compendium) of anti humanity. The next band is the mighty Enshadowed, a legion I follow for many years now, each release they keep improving their opulent manifest, Necro told me that the next full length of Enshadowed will be the most insane and “mad” work they ever did and you can Clearly see what he is talking in some passages of those tracks, I expect pure insane progressive stuff here. The visions of Nero and The grand theater of Being are the jewels that Enshadowed gifted us. Saevus Helcath’s Devathorn is another great Hellenic Black Metal and their two tracks are no weaker than the previous bands, in fact they improved a lot since their debut CD (Diadems,released in Brazil in tape by Goat Music Rec),the songs here are good ways to send a soul to hell. In the interview in Uivo misantropo 2 I did ask if their new tracks had a death metal influence and now I confirm it, it gave Devathorn a more strong approach and ARS DIAVOLI and PRINCIPLE of CHAOS are their jewels to the decimation of society. To finish the compendium of Secta Nova, the musical insanity ends with no less than Burial Hordes and is needles to introduce this band for all those who embrace the majesty of hatred; I'm personally in communion with their chaotic art, pure destructive music! What you will find here: thunderous storming riffs mixed with a sick way to sing and abusive drums (played by Impaler) nothing less I have to say except that if you appreciate art of darkness you should put your dirt hands on it… Blood painted Vortex and Serpens malediction will make your violent instincts grows every time more... Fuck the mother of jesus!!!!! Fuck the whores of Vatican…(por W)